sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Movimentos feministas realizam ato pelo fim da violência contra as mulheres



Movimentos feministas realizam ato pelo fim da violência contra as mulheres


Os movimentos feministas e de mulheres de Porto Alegre, realizam neste sábado (29), às 10 horas, um ato pelo fim da violência contra as mulheres. Durante a ação, que ocorre no Largo Glênio Peres, será montado um varal de protesto com as reivindicações e bandeiras de luta dos movimentos. A intervenção integra as atividades do dia 25 de novembro, Dia Latino-Americano de Luta contra a Violência a Mulher.


Para marcar a data, no dia 25 de novembro o Fórum Estadual de Mulheres, o Fórum Municipal de Mulheres/POA e o Fórum Estadual pelo Fim da Violência contra a Mulher, enviaram à governadora Yeda Crusius, um documento cobrando a execução do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à violência contra a Mulher. Encaminharam ainda denuncia ao Ministério Público.


O Pacto foi lançando pelo Governo Federal em agosto de 2007, durante a II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, e consiste em um conjunto de ações que deverão ser desenvolvidas com o objetivo de erradicar todas as formas de violência contra as mulheres. Durante os quatro anos o Pacto deverá contar com investimentos de um bilhão de reais.


O Rio Grande do Sul, até o momento não realizou nenhum tipo de ação prevista pelo Pacto, como a implementação efetiva da Lei Maria da Penha, com a construção de delegacias especiais, rede de atendimento, capacitação e melhora das estruturas e equipamentos público.


O Fórum, ainda, encaminhou correspondência para o Tribunal de Justiça, cobrando a construção dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Rio Grande do Sul.


Contatos:

Cláudia Prates - Fórum Estadual de Mulheres, Conselho Nacional de Direitos da Mulher e Marcha Mundial das Mulheres
Denise Corrêa - Fórum pelo Fim da Violência contra a Mulher e Diretora da Federação dos Bancários - RS
Silvana Conti - Fórum Municipal de Mulheres/POA

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Assémbleia Geral dos Professores


Dia 28/11/08 terá Assémbleia Geral dos professores.

Organização: Comando de Greve do CPERS

Local: : Gigantinho, em Porto Alegre

Horário: 13h30min

A SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL!!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




Lula inicia o resgate da dívida histórica com povo negro, diz Stela

O Dia Estadual da Consciência Negra, comemorado em 20 novembro, foi tema de sessão solene realizada nesta quarta-feira (19) na Assembléia Legislativa. A data remete à morte do líder negro Zumbi dos Palmares em 20 de novembro de 1695. Símbolo da luta pela liberdade, Zumbi liderou a resistência dos escravos, organizados no Quilombo dos Palmares, na serra situada entre os estados de Alagoas e Pernambuco.
Em nome da bancada do PT, a deputada Stela Farias prestou homenagem à comunidade negra, lembrando “a luta dos homens e mulheres que se rebelaram contra a exploração desumana a que foram submetidos”. “As lições dos movimentos de resistência devem ser lembrados pela nossa geração, em especial neste momento em que os movimentos sociais são criminalizados e violentamente reprimidos em nosso estado”, assinalou.
A parlamentar afirmou que o governo Lula vem adotando um série de medidas para resgatar a dívida que o Brasil tem com os negros. Citou a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que tem como carro-chefe o Brasil sem Racismo, programa que prevê a implantação de políticas públicas nas áreas do trabalho, geração de renda, cultura, educação, saúde, juventude e segurança. Ela lembrou que o combate à desigualdade racial, travado pelo governo Lula, tem grande visibilidade no ensino superior, com a implantação de cotas raciais em 23 universidades federais e 25 estaduais, e no resgate de jovens em situação de vulnerabilidade social através do Pronasci.
Segundo a deputada, a meta do governo federal é atender 1739 comunidades negras em 22 estados até 2010, beneficiando cerca de 50% do universo de 1,7 milhão de quilombolas. Além disso, a União deverá levar água potável e melhorias sanitárias para 548 comunidades, aprimorar o material didático sobre história e cultura afro-brasileira e capacitar 5400 professores da rede pública do ensino fundamental. A meta para 2008, conforme a petista, é levar o programa Luz para Todos para 15 mil domicílios e os programas saúde da Família e Saúde Bucal para 137 comunidades.
Stela afirmou, ainda, que o governo Lula já forneceu portaria de reconhecimento para quatro comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul: Quilombo da Família Silva em Porto Alegre, Casca em Mostardas e São Miguel e Rincão dos Martimianos em Restinga Seca. “Agora, em 20 de novembro serão entregues os estudos sobre mais duas comunidades gaúchas e o título da área da Comunidade da Família Silva, assegurando a posse da terra à primeira comunidade remanescente quilombola urbana reconhecida oficialmente no Brasil, através de decreto assinado pelo presidente Lula”, anunciou a parlamentar na tribuna da Assembléia Legislativa.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

GREVE!


O CPERS/Sindicato avaliou como bastante positivo o primeiro dia da greve pela retirada do projeto do piso de Yeda e para que nenhum outro projeto que retire direitos dos educadores seja votado durante o recesso escolar.


Segundo balanço feito pelo sindicato, a adesão chegou a 80% no primeiro dia de paralisação. Ainda segundo o CPERS, a greve é mais forte nas regiões de Passo Fundo, São Borja, Litoral Norte, Soledade, Carazinho, Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pelotas, Bento Gonçalves, Bagé, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, Três de Maio e Vale dos Sinos.


Em Porto Alegre, diz o sindicato, a adesão foi forte em escolas tradicionais como Júlio de Castilhos, Instituto de Educação, Ignácio Montagna, Protásio Alves e Rubem Berta. Na tarde desta segunda, o Comando de Greve protocolou um ofício no Palácio Piratini pedindo uma audiência com a governadora Yeda Crusius para amanhã (terça-feira).


Também foram entregues convites a todos os deputados estaduais para uma reunião, nesta terça, às 9h30, na Assembléia Legislativa, com o objetivo de discutir o projeto encaminhado pelo governo e pedir o apoio dos parlamentares às reivindicações da categoria.


O anúncio da retirada do regime de urgência do projeto feito pela governadora não é suficiente para que a greve seja suspensa, informou ainda o CPERS. Isso só acontecerá com a sua retirada.


Na avaliação do comando de greve, a retirada do regime de urgência expressa a dificuldade encontrada pelo governo para a aprovação do projeto.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Pedágios Não!




Companheiros vamos contribuir assinando o abaixo-assinado virtual que manifesta a contrariedade com a prorrogação da PL279/2008 que pretende estender os pedágios.

Garanta seu direito de ir e vir, diga NÃO aos pedagios.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

GREVE PROFESSORES DA ULBRA


Professores em Canoas aprovamparalisação por tempo indeterminadoA Assembléia Geral Extraordinária de professores da Ulbra, realizada pelo Sinpro/RS no Canoas Parque Hotel, nesta segunda-feira, reuniu quase 200 professores que, por ampla maioria (apenas 8 votos contrários e uma abstenção), aprovaram a paralisação imediata, por tempo indeterminado, das atividades.


A assembléia contou com a presença de docentes dos campi de Canoas, Gravataí, Guaíba e São Jerônimo e foi marcada por contundentes manifestações de inconformidade com a situação vigente e de repúdio a política de constrangimento e de intimidação desenvolvida por gestores da instituição nos últimos dias para inibir a mobilização dos professores.


Os professores avalizaram ainda a continuidade das tratativas com os dirigentes da Ulbra com vistas ao pagamento dos salários e com o judiciário trabalhista para a concretização das últimas decisões.


Na próxima quinta-feira será realizada outra assembléia para avaliar o movimento.Os professores decidiram que a sede estadual do Sinpro/RS, em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 919) será o ponto de encontro durante a mobilização. Nesta terça-feira, será divulgada uma carta aos alunos e comunidade gaúcha sobre a decisão de paralisação dos professores.


O Sinpro/RS conclama todos os professores da Ulbra, em todos os campi do Rio Grande do Sul a se somarem ao movimento deflagrado em Canoas, na defesa dos salários e do estabelecimento de relações dignas de trabalho e de convivência na instituição.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O Marxismo de Che e o Socialismo no Século XXI





SindBancários lança neste sábado o livro "O Marxismo de Che e o Socialismo no Século XXI"


A Casa dos Bancários promove neste sábado, dia 8, a partir das 14h, o lançamento do livro “O Marxismo de Che e o Socialismo no Século XXI", de Carlos Tablada.
O evento é uma promoção do SindBancários, Federação dos Bancários do RS e VerdePerto Editora.
O sociólogo, filósofo e economista cubano, também estará participando de debate com Daniel Ezcurra (cientista político da Argentina), João Pedro Stédile (economista, da direção nacional do MST) e Raul Pont (deputado estadual pelo PT).
Sobre o autor:
Carlos Tablada é licenciado em Sociologia e Filosofia, Doutor em Ciências Econômicas.
Instrutor, Professor Assistente do Departamento de Filosofia da Universidade de Havana (1971 - 1973). Professor titular adjunto da Universidade de Havana desde 1988. Membro do Centro de Pesquisas de Economia Mundial (CIEM), Havana desde 1991. Pesquisador do Centro Tri-continental (CETRI) e redator (fevereiro de 1996 - março de 2004) de sua revista em francês Alternatives Sud, Louvain-la-Neuve, Bélgica. Membro da direção da mesma revista na edição Italiana, Milan. Fundador de "El Otro Davos" e do Fórum Mundial de Alternativas (FMA), responsável pelas publicações do mesmo. Membro do júri do Prêmio Casa das Américas, 1992. Vencedor do Prêmio Casa das Américas em 1987 com o livro "El Pensamiento Econômico de Ernesto Che Guevara", do qual foram publicadas 32 edições e duas reimpressões em 13 países e nove idiomas, com mais de meio milhão de exemplares publicados até esta data.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

I CARAVANA ESTADUAL DA JPT

A Caravana Estadual da JPT passará, no mínimo, em uma cidade por regional do PT.
Os roteiros acontecerão durante os finais de semana (7, 8 e 9, 15, 16, 28, 29, 30 de novembro e 6, 7, 12, 13, 14 de dezembro).
A Direção Estadual da JPT, através da Caravana, estará realizando atividades em todas as regionais do PT no Estado, exceto as da região metropolitana.
Essas atividades terão os seguintes eixos de debate:
FORMAÇÃO POLÍTICA: será um momento onde a juventude poderá conhecer mais a história do PT, da própria organização da juventude do PT, do debate sobre o socialismo petista realizado pelo nosso partido, bem como, os principais desafios da juventude na atualidade. A idéia é que a Caravana seja uma forma de levantar elementos que contribuam com a formação política de nossa juventude.
ORGANIZAÇÃO: a juventude petista vive outro momento pós I Congresso Nacional da JPT. Temos a orientação nacional de construir uma juventude com direções próprias, com autonomia em relação ao partido e com uma expressa orientação de organizar os jovens petistas nos movimentos sociais, na institucionalidade e nas lutas cotidianas. Um diagnóstico realizado pelo Congresso Estadual da JPT foi de que a JPT está muito desorganizada e dispersa principalmente no interior do Estado. Por isso, precisamos juntar a necessidade de reorganização da juventude, a partir das novas orientações definidas pelo I Congresso, em especial, nos municípios do interior do RS.
MOBILIZAÇÃO: nossa juventude deve estar engajada nos diversos movimentos da juventude, deve transformar a organização em força social capaz de pautar o partido nas questões gerais da disputa política de nossa sociedade e também dirigir mobilizações a partir de temas que dizem respeito direto à juventude, como por exemplo: a luta pela UERGS, a Reforma Política, a Questão Ambiental, Políticas Públicas, etc.Além destes três eixos que orientarão o debate que realizaremos com a militância da JPT durante essa I Caravana Estadual da JPT/RS, iremos pautar também a necessidade do PT garantir a implementação das Políticas Públicas de Juventude nas prefeituras que estamos presentes, além de debater as tarefas e desafios dos vereadores jovens eleitos em 2008.
Ainda, é importante que mobilizemos a juventude petista presente nos movimentos sociais para se integrarem e participarem ativamente da I Caravana Estadual da JPT, onde debateremos a necessidade de uma maior organização da militância no conjunto dos movimentos de juventude.
Por fim, conclamamos o conjunto do PT no Estado, direções municipais, coordenadores regionais, dirigentes e militantes da juventude para mobilizarem e participarem das atividades da Caravana e transformá-la num salto político-organizativo da Juventude Petista!

Confira os roteiros já confirmados e as respectivas datas:

PRIMEIRO ROTEIRO
Sexta-feira, dia 07/11
Regional Carbonífera
Cidade: Butiá
Hora: 19h
Local: Câmara de Vereadores,

Sábado, dia 08/11
Regional Campanha
Cidade: Bagé
Hora: 9h
Local: Sede Municipal do PT

Regional Litoral Sul
Cidade: Jaguarão
Hora: 17h
Local: Biblioteca Municipal

Domingo, dia 09/11
Regional Litoral Sul
Cidade: São
Hora: 14h
Local: Ponto de Cultura

Demais regionais do PT divulgaremos os roteiros assim que organizados.
Divulgue e participe!

domingo, 2 de novembro de 2008

Jornalista Caco Barcellos faz palestra no Salão de Atos




O jornalista Caco Barcellos estará em Porto Alegre na próxima terça-feira, dia 4, para falar sobre A Cultura da Violência, tema cada vez mais debatido pela sociedade brasileira. A palestra, promovida pela PS Empresa Júnior, será realizada no Salão de Atos da UFRGS às 18h30min. Caco Barcellos é dos mais conhecidos e respeitados repórteres de polícia do país. Ao escrever o livro Rota 66, mexeu e abalou a Polícia Militar de São Paulo. Atualmente, é apresentador do Profissão Repórter, programa veiculado pela Rede Globo, produzido diretamente das ruas, onde a notícia acontece. Para participar, o interessado deverá fazer a inscrição pelo endereço eletrônico http://www.dialogosuniversitarios.com.br/.

O QUE? Palestra A Cultura da Violência, com Caco Barcellos
QUANDO? 4 de novembro - terça-feira
HORÁRIO? 18h30min
ONDE? Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Central)
QUANTO? Entrada franca
INSCRIÇÕES? http://www.dialogosuniversitarios.com.br/
INFORMAÇÕES? Telefones 3308 3808 e 3308 3160