sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Movimentos feministas realizam ato pelo fim da violência contra as mulheres



Movimentos feministas realizam ato pelo fim da violência contra as mulheres


Os movimentos feministas e de mulheres de Porto Alegre, realizam neste sábado (29), às 10 horas, um ato pelo fim da violência contra as mulheres. Durante a ação, que ocorre no Largo Glênio Peres, será montado um varal de protesto com as reivindicações e bandeiras de luta dos movimentos. A intervenção integra as atividades do dia 25 de novembro, Dia Latino-Americano de Luta contra a Violência a Mulher.


Para marcar a data, no dia 25 de novembro o Fórum Estadual de Mulheres, o Fórum Municipal de Mulheres/POA e o Fórum Estadual pelo Fim da Violência contra a Mulher, enviaram à governadora Yeda Crusius, um documento cobrando a execução do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à violência contra a Mulher. Encaminharam ainda denuncia ao Ministério Público.


O Pacto foi lançando pelo Governo Federal em agosto de 2007, durante a II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, e consiste em um conjunto de ações que deverão ser desenvolvidas com o objetivo de erradicar todas as formas de violência contra as mulheres. Durante os quatro anos o Pacto deverá contar com investimentos de um bilhão de reais.


O Rio Grande do Sul, até o momento não realizou nenhum tipo de ação prevista pelo Pacto, como a implementação efetiva da Lei Maria da Penha, com a construção de delegacias especiais, rede de atendimento, capacitação e melhora das estruturas e equipamentos público.


O Fórum, ainda, encaminhou correspondência para o Tribunal de Justiça, cobrando a construção dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Rio Grande do Sul.


Contatos:

Cláudia Prates - Fórum Estadual de Mulheres, Conselho Nacional de Direitos da Mulher e Marcha Mundial das Mulheres
Denise Corrêa - Fórum pelo Fim da Violência contra a Mulher e Diretora da Federação dos Bancários - RS
Silvana Conti - Fórum Municipal de Mulheres/POA

Nenhum comentário: