quinta-feira, 16 de abril de 2009

ENEPT mobiliza estudantes petistas e aprova programa e ações


Nos dias 23 e 24 de março, a Juventude do PT realizou o Encontro Nacional dos Estudantes do PT, em Carapicuíba, região de Osasco na grande São Paulo.

Produto final de um amplo processo que mobilizou cerca de mil jovens através de 8 plenárias e 16 EREPT’s realizados pelas direções estaduais e comissões de organização, o ENEPT contou com cerca de 180 pessoas, sendo mais de 100 delegados oriundos do movimento estudantil secundarista, universitário, de cursinhos populares, prounistas, cotistas e militantes de demais movimentos da educação, que debateram “A Educação que queremos para o Brasil” e “ O Estudante na transformação da sociedade”.

Além do conjunto dos militantes da JPT, observadores, delegados e delegados, estiveram presentes o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, Selma Rocha, da CAED, o prefeito Sérgio Ribeiro, Roberto Leão presidente da CNTE, ex e atuais dirigentes da UNE e UBES, e demais lideranças locais do PT.

A idéia de organizar este fórum nasce da necessidade de fortalecer a atuação da JPT no movimento estudantil. Assim, a proposta de se construir um encontro com esse fim, foi assimilada por todas as forças petistas. Com esse comprometimento, além do esforço das secretarias e comissões estaduais em realizar encontros - mesmo com o curto espaço de tempo - e viabilizar a ida dos delegados para São Paulo, e o grande apoio dos militantes de Carapicuíba na garantia da estrutura do evento, foi possível realizar um encontro de estudantes com grande diversidade regional e pluralidade de opiniões.

Tendo em vista o propósito de articular a militância da Juventude do PT e do movimento estudantil petista sob uma plataforma comum, representando um avanço programático que considere o acúmulo do projeto petista na área da educação, mas também incorpore a diversidade da juventude e de atuação dos estudantes petistas, o ENEPT obteve muito sucesso.

Dentre as principais propostas que saíram do processo – dos EREPT’s e plenárias estaduais até os grupos de discussão da etapa nacional - destacam-se a reserva de 50% das vagas para estudantes de escolas públicas; cotas étnico-raciais, conforme a proporcionalidade do IBGE nos estados; manutenção e ampliação do PROUNI; acompanhamento e intervenção pela garantia de qualidade na implantação dos projetos do REUNI nas IFES; ampliação do debate sobre os cursos tecnólogos; afirmação do projeto de Reforma Universitária da UNE, além de mais de 100 resoluções, todas apresentadas à Plenária Final.

Em relação às tarefas para a Juventude do PT, aprovou-se um plano de ação para o próximo período, com destaque para a intervenção na Conferência Nacional de Educação – que já tem o seu processo iniciado -, através da realização de conferências livres nas escolas e universidades; construção de um projeto de formação política que aborde os temas da educação e mundo do trabalho; a construção de campanhas nas escolas visando incentivar a criação de grêmios estudantis e a participação dos jovens secundaristas na Juventude do PT, para ser realizado um encontro nacional de estudantes secundaristas do PT; a criação de mecanismos de socialização da gestão petista na UNE, entre outras ações que serão divulgadas em breve no portal da JPT.

Este ano é de extrema importância para o movimento estudantil brasileiro, principalmente pelo acontecimento dos Congressos da UNE e da UBES, da Conferência Nacional de Educação e toda a mobilização nas escolas e universidades que serão por eles desencadeados. A JPT convoca todos os seus militantes para participarem ativamente de todo o processo, levantando as bandeiras aprovadas no ENEPT.

As resoluções e moções aprovadas no encontro serão publicadas em breve neste site. Aguardem!

Da redação
Fonte: Portal JPT

Nenhum comentário: