terça-feira, 14 de abril de 2009

Operação Solidária


PT prepara pedido de CPI para investigar fraudes em obras do Estado
A deputada Stela Farias (PT) anunciou na tarde desta terça-feira (14) que a bancada do PT está preparando o requerimento para a instalação de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa. A CPI deverá investigar indícios de fraudes em licitações de obras viárias, de saneamento e irrigação sob responsabilidade do governo gaúcho, descobertos pela Operação Solidária, desencadeada pela Polícia Federal em 2007. “Há fortes elementos que indicam o direcionamento de licitações para beneficiar determinadas empresas. Diante da falta de transparência do governo, que se nega a dar respostas sobre os sucessivos escândalos em que está envolvido, não nos resta alternativa além da CPI para investigar com responsabilidade e acabar com o denuncismo”, justificou a parlamentar.


O PT já está conversando com as demais bancadas para construir o requerimento. “Não é possível conviver num ambiente político em permanente suspeição e absolutamente opaco. Estamos trabalhando firmemente para a construção de uma CPI séria, com apoio de todas as bancadas e capaz de lançar transparência sobre as diversas suspeitas que pesam sobre atual administração”, frisou.


Segundo Stela, há uma nítida interligação entre o núcleo dirigente do esquema que desviou mais de R$ 44 milhões do Detran e o grupo responsável pela fraude em licitações de obras no Rio Grande do Sul. “Os fatos apurados pelas operações Rodin e Solidária indicam que personagens comuns transitam nas duas cenas. Queremos saber qual o elo entre o que parece ser duas quadrilhas montadas para desviar recursos públicos. Só através de uma CPI a Assembleia poderá ter acesso às informações já levantadas pelo Ministério Público Federal e, a partir daí, exercer seu papel constitucional ”, acredita a petista.


Na avaliação da parlamentar, a Operação Rodin e as denúncias do ex-ouvidor da Segurança Pública, Adão Paiani, chegaram à ante-sala do gabinete da governadora Yeda Crusius. Já os fatos revelados pela Operação Solidária, conforme Stela, indicam avanço em direção ao próprio gabinete da governadora. “Nós queremos saber qual é exatamente o papel da senhora Walna Villarins Meneses na definição de editais e no direcionamento de licitações para beneficiar empresas e se há relação entre sua atuação e a própria governadora”, adiantou Stela.


A nova CPI deverá ter como objeto de investigação o conjunto de fatos apurados pelas operações Solidária, Rodin e as denúncias apresentadas pelo PSOL em fevereiro.


Nenhum comentário: