quarta-feira, 24 de setembro de 2008

VOTE 13!


ALVORADA ENVOLVIDA EM ESCANDALO


Operação Solidária


Solicitada investigação nos contratos de Alvorada com empresas na mira da PF

A deputada estadual Stela Farias (PT) entregou ao procurador-geral do Ministério Público Especial de Contas, Geraldo Da Camino, um pedido de investigação extraordinária nos contratos da Prefeitura de Alvorada com as empresas Mac Engenharia Ltda, Equipe Cooperativa de Serviços Ltda, Edacom Tecnologia de Sistemas de Informática Ltda e Associação Comunitária Educacional e Cultural (Asscec).
A representação, segundo a deputada, se deve ao conhecimento, ainda durante a CPI do Detran, de que haveria, entre os municípios de Canoas e Alvorada, a prestação concomitante de fornecedores e prestadores de serviços, num total de 303 empresas. "O que chama a atenção, levando-se em conta a diferença de extensão territorial e populacional entre Canoas e Alvorada", afirmou Stela. Além disso, recentemente a imprensa noticiou o envolvimento de algumas destas empresas na Operação Solidária, realizada pela Polícia Federal juntamente com outros órgãos, onde são investigados fatos envolvendo contratos com a Prefeitura de Canoas e agentes públicos municipais. Há suspeitas do mesmo modus operandi da Mac Engenharia que está realizando obras em Canoas e Sapucaia do Sul. Segundo Stela, a empresa possui contratos de obras de saneamento em andamento em Alvorada, inclusive com verbas federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que somam mais de R$ 20 milhões. Nestes, os mais significativos são os contratos 23/2008, assinado em 07 de março de 2008, e 119/2008, assinado em 26 de junho de 2008, referentes a obras de infraestrutura nos loteamentos populares Santa Bárbara e Colinas do Pradinho.Da mesma forma, afirmou a deputada, chama a atenção a contratação de pessoal para os Programas de Saúde da Família (PSF) de Alvorada realizado pela Cooperativa de Serviços Equipe, que também contratados através de convênio com a APAE do município. Além disto, estaria havendo desvio do objeto contratado para funções não relacionadas a saúde e diferenças de remuneração entre os contratados. Tais fatos já estão sendo apurados pelo Ministério Público Estadual através do Inquérito Civil 17/2006. Stela também informou que foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual a Ação Civil Pública 003/1.07.0006046-0, que diz respeito a contratação, com dispensa de licitação, de materiais educacionais da empresa Edacom Tecnologia de Sistemas de Informática Ltda., que teria sido realizado em desacordo com as formalidades descritas na Lei de licitações, assim como foi ajuizada a Ação Popular 003/1.06.0001550-1, envolvendo dispensa de licitação de cerca de R$ 1.5 milhão entre a Prefeitura de Alvorada e a Associação Comunitária Educacional e Cultural (Asscec)."Estes fatos merecem melhor investigação, através de inspeção extraordinária ou tomada de contas especial, assim como a consideração destes entre os itens a auditar na Tomada de Contas anuais do gestor municipal", declarou Stela para Da Camino, que disse que o órgão está atento a uma série de investigações em andamento. Acompanhou a deputada o vereador de Alvorada, Marcelo Machado (PT), que repassou para Da Camino documentos referentes aos contratos e ações judiciais nominadas, e em mídia digital a relação de fornecedores de Alvorada e Canoas.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

JUVENTUDE CONSCIENTE, DEBATENDO O FUTURO!!!


Já está agendado uma plenária com a juventude de Alvorada e a participação de Stela Farias, Marcelo e do músico, candidato e deputado Mano Changes!

Data:dia 28/8 quinta-feira
Local: Ice Beer, Av. Maringá, nº 35.
Horário: 19h



Esperamos todos lá, para debatermos e discutirmos questões de extrema importância para o nosso município!

Abertas as inscrições para a 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE



Evento receberá trabalhos de artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais
Já pensou em participar do maior festival de arte estudantil da América Latina? Ter seu trabalho publicado, apresentá-lo para estudantes de todo o Brasil e ainda debater a formação e sentido do povo brasileiro com intelectuais, artistas e estudiosos, tudo isso regado a apresentações artísticas de todos os tipos? Pois então se prepare, porque a partir de hoje (25.08) estão abertas as inscrições para a 6ª Bienal de Cultura da UNE.
O maior festival de arte estudantil da América Latina receberá trabalhos nas seguintes áreas: artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais. Esta edição do evento terá a participação não apenas de universitários, mas também de secundaristas e pós-graduandos.
Para participar basta ler o regulamento e enviar o trabalho que será apresentado juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$10,00, para o seguinte endereço: Centro Universitário de Cultura e Arte da Bahia, Av. Reitor Miguel Calmon, s/n. Vale do Canela - PAC (Pavilhão de Aulas do Canela) - CEP 40110-100 - Salvador, Bahia. Para as inscrições feitas por Correio será válida a data de postagem. O prazo termina dia 15 de novembro.
A divulgação dos trabalhos selecionados será feita pela internet, no sitio da UNE, a partir do dia 20 de dezembro de 2008, e os materiais enviados para julgamento não serão devolvidos.
O estudante que tiver seu trabalho selecionado para apresentação no evento estará isento do pagamento da taxa de inscrição. No caso de trabalhos coletivos, que forem selecionados, cada integrante deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 10,00.
Para participar das atividades, o valor é de R$ 50,00. Os soteropolitanos pagarão uma taxa de R$ 30,00. Vale lembrar que o custo de alojamento não está incluído neste valor e que todos os inscritos na 6ª Bienal terão acesso às instalações, shows e demais atividades do evento.
Ao enviar seu trabalho para a 6ª Bienal da UNE, escreva no envelope a área escolhida. As inscrições que não contiverem todo o material solicitado no regulamento serão automaticamente eliminadas, portanto leia com atenção!
Não se esqueça de enviar a cópia do depósito bancário do valor da inscrição e o documento disponibilizando o trabalho sob a licença Creative Commons (modelo no site http://creativecommons.org/license/?lang=pt )
Garanta sua participação no maior festival de arte estudantil da América Latina. Inscreva-se e organize desde já sua Caravana rumo a Salvador! Outras informações: (71) 3283.7688.
Voltando à Bahia de todos os santosA 6ª edição da Bienal vai comemorar o 10º aniversário do Festival e também marcará a volta do evento a Salvador, já que em 1999 aconteceu na capital baiana a primeira edição da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE, vinte anos após a UNE ter sido colocada na clandestinidade pela ditadura militar. Outro fator marcante desta Bienal será a importância da cidade-sede em relação ao tema "Raízes do Brasil – formação e sentido do povo brasileiro", que pretende discutir a formação do povo brasileiro de um ponto de vista contemporâneo.


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

LANÇAMENTO DA CARAVANA


Começou na manhã do dia 16 de agosto a Caravana Nacional da JPT – A Juventude pelo Brasil. Às 6h30 da manhã dirigentes estaduais e militantes da JPT/RS se encontraram com a comitiva da Caravana em Porto Alegre, de onde partiram para Pelotas, no sul do estado.

Em Pelotas, na primeira atividade da Caravana, cerca de 300 militantes da Frente Popular participaram de uma caminhada pelas ruas do centro da cidade com o candidato petista à prefeitura, Fernando Marroni, com o ministro da Justiça, Tarso Genro, o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana, além de candidatos proporcionais.

Na seqüência, a Juventude Petista se reuniu na sede do Diretório Municipal, para discutir a Plataforma Nacional da JPT para as eleições 2008 e para debater o papel que a Caravana deve cumprir para a organização da JPT. Além da militância de Pelotas, estiveram presentes também, companheiros de Candiota e São Lourenço do Sul.

Yeda Crusius e o inferno tucano



O PSDB atravessa um dos piores momentos dos seus 20 anos de vida, completados em junho último. O seu inferno astral se estende por todo o país. Dois governadores tucanos, de Alagoas e da Paraíba, correm o risco de perder seus mandatos, metidos em corrupção e crises. No RS, a governadora Yeda Crusius sangra e mancha a falsa imagem dos tucanos.
Altamiro Borges
O PSDB, partido do ex-príncipe FHC e dos presidenciáveis José Serra a Aécio Neves, atravessa um dos piores momentos dos seus 20 anos de vida, completados em junho último. O seu inferno astral se estende por todo o país. Dois governadores tucanos, de Alagoas e da Paraíba, correm o risco de perder seus mandatos, metidos em corrupção e crises. Em São Paulo, o partido chafurda no escândalo da Alstom, multinacional que deu R$ 15 milhões em propina em troca de contratos bilionários com as estatais – e que acaba de fechar nova negociata no valor de R$ 706 milhões.A crise existencial da social-democracia tupiniquim é abissal e enterrou de vez o cínico discurso da ética. Como reflexo, o PSDB se apresenta para as decisivas eleições municipais de 2008 mais desidratado. Disputará o pleito apenas em 11 capitais e, na maioria delas, sem chances de vitória. Para piorar, os neoliberais tucanos romperam a sua aliança histórica com os oligarcas do ex-PFL. Na estratégica capital paulista, o partido está fraturado, numa briga fratricida entre José Serra, que apóia o candidato do demo, e o seu carma Geraldo Alckmin, adorador do Opus Dei.A mídia hegemônica, porém, tem prestado um excelente serviço aos tucanos – talvez saudosa das privatarias do passado. Ela blinda o PSDB, evitando falar das crises e falcatruas deste partido. Os mais poupados são os governadores José Serra e Aécio Neves, reservas estratégicas da burguesia para a disputa presidencial de 2010. O único caso gritante que não conseguiu esconder, apesar das tentativas, é o do Rio Grande Sul. Neste importante estado da federação, as feridas estão abertas e os podres vêem à tona. Hoje, a governadora Yeda Crusius é o principal elo fraco dos tucanos.Há meses, ela sangra e mancha a falsa imagem do PSDB. Mas a governadora, que mais se parece uma aristocrata inglesa, mantém-se arrogante e esbanja inabilidade. No início do purgatório, seu governo foi acusado de desviar R$ 44 milhões do Detran para montar o famoso mensalão da sua base parlamentar. Ela negou, mas conversas gravadas entre seu vice, Paulo Feijó, e seu chefe da Casa Civil, Cezar Busatto, confirmou o esquema ilícito. Desmascarada, ela disse desconhecer a sujeira e repassou a responsabilidade aos seus auxiliares diretos, exonerando quatro secretários.Agora, porém, é o empresário Lair Ferst, coordenador da campanha de Yeda Crusius em 2006, que afirma com todas as letras que ela participou ativamente do esquema de corrupção. Réu na ação criminal, junto com outras 39 pessoas, pelos desvios do Detran, ele garante: “É público e notório que houve o envolvimento da governadora neste processo”. Antes ele havia negado a relação promíscua porque “não achava conveniente servir de munição para a oposição”. Mas, abandonado, ele resolveu falar, o que pode causar a abertura do processo de impeachment.A suspeita mansão da governadoraOutro caso grotesco afeta ainda mais a ex-vedete tucana. A oposição pediu ao Ministério Público Federal a investigação da compra de uma luxuosa mansão num bairro nobre de Porto Alegre. Há suspeitas de que parte do dinheiro desviado do Detran teria sido usado para a aquisição do novo imóvel, que custou R$ 750 mil, valor bem superior ao patrimônio declarado por Yeda Crusius na Justiça Eleitoral. Diante da grave acusação, ela alegou que adquiriu a mansão com o dinheiro da venda de dois apartamentos, avaliados em R$ 35 mil e R$ 218 mil, e de um carro. Mas a oposição já descobriu que a desculpa é falsa, já que um dos imóveis está penhorado e não pode ser vendido.Diante de tantos descalabros, que nem a mídia venal consegue esconder, a governadora mantém o velho estilo tucano, fingindo-se de morta. Ela conta com a maioria na Assembléia Legislativa e com a ajuda de alguns jornalistas – também acusados de envolvimento no escândalo do Detran – para abafar as denúncias. Numa prova de total inabilidade, que deve irritar tucanos mais marotos, ela ainda enviou à Assembléia Legislativa pedido de reajuste de 143% nos seus rendimentos, que passariam de R$ 7,1 mil para R$ 17,3 mil mensais. Na mesma semana, ela viajou a Brasília para se contrapor ao piso nacional de R$ 950 dos professores proposto pelo governo federal e aprovado na Câmara de Deputados. Se depender de Yeda Crusius, o inferno astral do PSDB não terá fim.


Altamiro Borges é jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB, editor da revista Debate Sindical e organizador do livro “Para entender e combater a Alca” (Editora Anita Garibaldi, 2002).


terça-feira, 12 de agosto de 2008

JUVENTUDE VOTA 13



CAMISETA JPT - ALVORADA

Este é o modelo da nova camiseta da JPT de Alvorada. Está a venda por 20 reais.
Encomendas: jpt13alvorada@gmail.com


quarta-feira, 30 de julho de 2008

Fórum Paulo Freire abre inscrições


As inscrições do VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, que acontece entre 16 e 20 de setembro na PUC-SP, já estão abertas.
A sexta edição do encontro mundial, que há dez anos reúne pessoas que compartilham e vivenciam as concepções freirianas, traz os 40 anos da Pedagogia do Oprimido para o centro da discussão, além de outros assuntos.
Escrita em 1968, no Chile, foi traduzida para mais de 30 idiomas, tornando-se a mais importante obra do autor e a principal referência mundial para o entendimento e a prática da pedagogia libertadora.
Nela, Paulo Freire discute temas como conscientizaçã o, revolução, diálogo, cooperação que, entre outros, sustentam a sua concepção de educação.Organizado em duas modalidades – conferências e círculos de cultura –, o encontro dispõe ao(a) interessado( a) assistir as cinco conferências, que acontecerão nos dois primeiros dias e apresentar trabalhos para os círculos nos dois últimos. As conferências são abertas a todos os inscritos.
Nos círculos de cultura poderão participar apenas os que inscreverem trabalhos (ensaios, análises, artigos científicos, relatos de experiências, entre outros). Para esses últimos, é necessário observar as orientações sobre “inscrições de trabalhos” no site do evento (http://www.forumpau lofreire. org).
Haverá também atividades culturais, programadas pelo Fórum ou sugeridas a partir do roteiro cultural da cidade. Abertas a todos os participantes do encontro, essas atividades têm vagas limitadas de acordo com os respectivos espaços em que ocorrerão.
Para participar das conferências e dos círculos de cultura, duas modalidades do encontro, serão necessárias inscrições, tanto de integrante quanto de trabalho, respectivamente; Oscar Jara, Thiago de Mello, Ana Maria Saul e Ivor Baatjes estão entre os(as) conferencistas.
Programação:
16/09
8h30 às 12h30
l Conferência 1 - Globalização e os desafios da educação libertadora
* Carlos Torres (Universidade da Califórnia - IPF Los Angeles)
* Antônio Teodoro (Universidade Lusófona - IPF Portugal)
* Ladislau Dowbor (PUC-SP)* Mario Sérgio Cortella (PUC-SP)
* Luiza Cortesão (Universidade do Porto e IPF - Portugal)
Coordenação: Benno Sander
14h às 18h
l Conferência 2 - Paradigmas freirianos e movimentos sociais
* Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp - IPF)
* Danilo Streck (Unisinos)
* Pep Aparicio (IPF Valência - Espanha)
* José Eustáquio Romão (IPF - Uninove)
Coordenação: Salete Camba (IPF - Brasil)
17/09
8h30 às 12h30
l Conferência 3 - Pedagogia do Oprimido: 40 anos depois
* Afonso Scocuglia (UFPB)* Alipio Casali (PUC-SP)
* Celso Beisiegel (USP)
* Silvia Manfredi (IPF - Itália)* Miguel Escobar (Universidade do México)
Coordenação: Ângela Antunes (IPF - Brasil)
14h às 18h l Conferência 4 - Paulo Freire: legado e reinvenção
* Ana Maria Saul (PUC-SP)
* Reinaldo Fleuri (UFSC)
* Ivor Baatjes (IPF - África do Sul)
* Florenço Varela (Cabo Verde)
* Oscar Jara (Costa Rica)
* Eliete Santiago (UFPE - Centro Paulo Freire)
Coordenação: Marina Felldman (PUC-SP)
19h às 22h
l Conferência 5 - Paulo Freire, arte e cultura
* Thiago de Mello (Poeta e escritor)
* Elisa Larkin (IPEAFRO)
* Peter Lownds (Universidade da Califórnia - IPF Los Angeles)
* Augusto Boal (a confirmar)
Coordenação: Paulo Roberto Padilha
O Fórum Paulo Freire consiste num espaço de estudo e atualização do legado do educador e de fortalecimento de vínculos por meio de encontros entre pessoas e organizações que desenvolvem trabalhos, pesquisas e práticas na perspectiva de sua filosofia.
Data: 16 a 20 de setembro de 2008
Local: PUC-SP
Mais informações: Rio de Janeiro - T: 55 11 2797 3140 / Karine Muller / karine@paulofreire. org
Informações a respeito permanentemente atualizadas no site: http://www.paulofre ire.org(Envolverde/ Instituto Paulo Freire)

Os limites do Capitalismo - Wladimir Pomar

No estudo do capital, Marx usou o método dialético como instrumento dedissecação da mercadoria, a célula mais comum, mais simples euniversal desse modo de produzir. Descobriu seus pólos contraditórios(valor de uso e valor de troca) e, partindo destas contradiçõesbásicas e de seus desdobramentos, acabou por descobrir a mais-valia,como a proteína responsável pela vida e reprodução do próprio capital.
Analisando esse processo de reprodução, Marx deduziu que o capital, àmedida que se desenvolve e acumula, tende a gerar uma contradiçãoantagônica entre a apropriação privada dos meios de produção e dariqueza gerada e as necessidades sociais.
Por um lado, o capital tende a elevar a um alto grau a capacidadeprodutiva da humanidade. Esta, para chegar ao capitalismo, teve quepassar por um longo processo histórico. Criou a propriedade privadados meios de produção (relações de produção) ao saltar do caça e dacoleta para a agricultura. Com isso, transformou os valores de uso emvalores de troca (mercadorias) e, aos trancos e barrancos, gerou umvasto conjunto de instrumentos de cálculo desses valores de troca(mercado), implantou a divisão social do trabalho (classes sociais), e criou o Estado (regulador da luta entre as classes).
Deu surgimento ao capital, saltando da agricultura para a indústria, ealcançando um alto nível de desenvolvimento. Pela primeira vez, numahistória de milênios, a humanidade pode contar com uma capacidadecientífica, tecnológica e produtiva, que satisfaça às necessidades deseus membros.Porém, ao mesmo tempo, o capital tende a reduzir sua taxa média de lucro e a aumentar a massa humana desprovida de meios de produção e decondições de trabalho. Concentra e centraliza, num pólo, uma imensamassa de riqueza e poder e, no outro, uma imensa massa pobre emiserável.
Do ponto de vista social, cria um absurdo de difícillegitimação. Do ponto de vista econômico, gera uma situação em que nãomais haverá condições de reproduzir e acumular novas riquezas. Comisso, o capital se verá na contingência, ainda por cima, de manteraqueles que antes eram a fonte de produção de sua riqueza, ou adeixá-los morrer na miserabilidade.
Para Marx, seguindo essa dialética de desenvolvimento do capital, aforma de resolver aquela contradição consiste em transformar apropriedade privada dos meios de produção em propriedade social, reorganizando o trabalho e a distribuição da riqueza, de acordo com asnecessidades humanas. Os bens seriam apropriados por seu valor de uso,e o mercado, assim como as classes e o Estado, deixariam de ser umanecessidade.Em outras palavras, segundo a teoria de Marx, é o capital que criaseus próprios limites e as condições de sua transformação numasociedade comunista.
Mas Marx não considerava que tal transformaçãopode ocorrer espontaneamente. Com base na história das sociedadeshumanas, desde que surgiram no palco da história, Marx também deduziuque a transformação de um tipo de sociedade ou de uma formaçãoeconômico-social em outra só se dava através da luta entre as classesque a compunham.Desse modo, a transformação do capitalismo em comunismo também sópoderia ocorrer através da luta, econômica, social e política, entreas classes que compõem a sociedade capitalista. Não por acaso, elededuziu que revoluções comunistas só poderiam acontecer em paísescapitalistas desenvolvidos.
Wladimir Pomar é analista político e escritor.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Tarifa do transporte público brasileiro


O transporte público é um serviço essencial à população e, ao mesmo tempo, um serviço que gera milhões em lucro ao empresariado que, em contrapartida, nada oferece em termos de qualidade dos serviços prestados ao usuário.
Corolário do direito à liberdade previsto em nossa Constituição Federal , o direito de ir e vir é garantido à população, dentre outros, por meio do Transporte Público, haja vista que a maioria do povo pobre economicamente, para se locomover nas cidades e entre os Municípios, dele se utiliza por não ter outra forma de garantir sua locomoção para o trabalho e para escola, por exemplo. Tal necessidade, por sua vez, tende a aumentar, posto que o crescimento urbano no último século aumentou significativamente e, segundo estimativas, tende a continuar a crescer no atual. Embora tenha se constatado um relativo aumento do poder aquisitivo dos (as) brasileiros (as) e, portanto, um aumento considerável nas ruas e avenidas de automóveis particulares, esse crescimento não impede o constante uso do transporte público.
Há de ser observar também que o constante crescimento dos veículos automotivos (gerando estragos, principalmente ambientais) se deve ao serviço precário dos transportes coletivos, além dos constantes aumentos abusivos das suas tarifas. A tarifa de ônibus é, em média, R$ 2,00 no Brasil. Ou seja, por mês uma pessoa gasta, aproximadamente, R$ 44,00 (10,6% do salário mínimo). Agora imaginemos esse custo para um trabalhador (a) desempregado (a), autônomo (a) ou mesmo aquele (a) que não recebe por mês nem um salário mínimo e tem que sustentar uma família numérica? Nesses casos, o direito fundamental de ir e vir é quase cerceado. Segundo pesquisa do IBGE feita em 2003, o gasto com o transporte público é o terceiro maior no orçamento familiar, perdendo apenas para a Moradia e Alimentação.
O transporte coletivo é de responsabilidade municipal, entretanto, o Município, por meio de licenças, às vezes acompanhada de subsídios, cede a prestação do serviço a companhias particulares; o que é muito mais cômodo, pois deixa a responsabilidade do serviço a cargo dos empresários do transporte. Dada a concessão à iniciativa privada, esta, com vista numa relação capitalista de gerar sua mais-valia, aumenta o preço das tarifas abusivamente. Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre 2001 e 2007, constatou que a passagem de ônibus nesse período subiu cerca de 110%, enquanto a inflação subiu apenas 55%. Lógico que nesse tempo houve aumento nos preços do óleo, combustível e nos serviços de manutenção, mas não justifica preços tão exorbitantes. Cremos sim, que a causa de tão abusivo aumento está na falta de transparência dos lucros das empresas e, principalmente, nas fraudes relacionadas aos benefícios concedidos pelo governo aos ‘tubarões do transporte’.
Sabemos da importância que reside no transporte coletivo, principalmente para as classes baixas, por isso, lutar por sua melhoria e acessibilidade a todos (as) deve ser nosso compromisso. Transparência na prestação de contas das empresas e maior controle Estatal em relação aos benefícios concedidos deve ser uma exigência constante.

Artigo: Thalita Martins
Secretária de Assuntos Estudantis - DCE UFMA
Movimento Mudança
Católicas pelo Direito de Decidir (CDD)
Movimento Passe Livre - Maranhão
Contato: (98) 91484340
e
Fabricio - Belem

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Semana Brasileira de Mobilidade

Evento muito bom, pena que ao que tudo indica Alvorada nao participara...
CARTA AOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Prezados(as) Prefeitos(as),Prezados(as) Secretários(as) de Transportes e Trânsito,

A Semana Brasileira da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro de 2008, será um momento de reflexão e ensaio sobre a mobilidade em nossas cidades. Este movimento, que vem suceder à Jornada Internacional na Cidade Sem Meu Carro, que realizamos desde 2001, é um desdobramento no Brasil da campanha iniciada nas cidades européias em 1999. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de se repensar o modelo de mobilidade que estamos aplicando em nossas cidades desde o advento do automóvel no início do século passado. Nas cidades européias, com sistemas de transportes públicos de altíssima qualidade, mas também penalizadas pelos efeitos negativos do transporte individual motorizado sobre a economia, o meio ambiente e a ocupação agressiva dos espaços urbanos, a Semana da Mobilidade oferece possibilidades muito diferentes das nossas. Aqui, com as limitações quantitativas e qualitativas dos sistemas de transportes públicos urbanos – por razões estruturais que importa discutir – a Semana da Mobilidade acrescenta desafios para a adesão de gestores públicos e dos cidadãos.
O Instituto da Mobilidade Sustentável, Ruaviva, introdutora no Brasil da Jornada Internacional na Cidade Sem Meu Carro, vem convidar agora os municípios brasileiros a participarem da Semana Brasileira da Mobilidade. A mudança não é apenas de ampliar o momento de reflexão e debate, de um dia para uma semana. É, sobretudo, uma correção de foco. A questão central é a sustentabilidade - ou não - do modelo baseado no automóvel, não só quanto a ineficiência energética e a poluição ambiental, mas física, em termos de ocupação do tempo e do espaço.A proposta é, durante uma semana, a. governos, sobretudo, municipais, b. sociedade, através de escolas, universidades, entidades empresariais e sindicais, partidos e movimentos sociais; e c. imprensa, em editoria e pauta, se dediquem a debater a questão, com ensaios concretos que corporifiquem a discussão.
O resgate da rua como espaço de convivência social é uma das dimensões importantes, mas não é central. Pelas limitações de nosso transporte público, derivamos a Jornada na Cidade Sem Meu Carro para aplicações restritas de ruas de cultura e lazer. Na Semana Brasileira da Mobilidade a proposta é efetivarmos à prioridade do coletivo sobre o individual. Assegurarmos ao transporte coletivo urbano preferência na circulação viária, não só desobstruindo interferências nas faixas exclusivas, mas implantando faixas e vias exclusivas provisórias durante toda a semana de 16 a 22 de setembro.
O agravamento da crise da mobilidade nas cidades brasileiras; o foco dos meios de comunicação sobre o “caos no trânsito”, em função daquela realidade; e as eleições municipais, quando a questão transporte e trânsito se evidencia no debate político, estabelecem a oportunidade e urgência de iniciarmos já, em 2008, a Semana Brasileira da Mobilidade. Apesar do prazo curto para uma melhor preparação. Daí a denominação Ano 0, para a Jornada deste ano, a VIII Jornada, na seqüência da Cidade Sem Meu Carro.
Esperamos que a adesão dos Municípios neste ano seja, sobretudo, qualitativa. De municípios que, apesar de nossa impotência em assegurar a fluidez requerida pelos carros, ousem contrariar, ensaiando, durante uma semana, uma prioridade mais ampla para o transporte coletivo e para circulação de pedestres. E medindo resultados, ainda que inicialmente modestos, que possam ser cotejados para a avaliação das distintas experiências entre todos os municípios brasileiros.
Portanto, o convite, para que governos e sociedade reflitam e ensaiem sobre a mobilidade e seus desafios, exige audácia para aceitar e participar. Audácia, no dizer de Leonardo Boff, “é a coragem de tomar decisões e pôr em prática iniciativas que respondam efetivamente às questões”.
Para se engajar as prefeituras deverão assinar a Carta de Adesão que está no site www. ruaviva.org.br até no máximo o dia 31 de agosto.
Dúvidas e outras informações pelo telefone: (31) 3224.0906 com Ana Beatriz ou Débora Possa, ou ainda no e-mail: ruaviva@ruaviva.org.br.

Contando com a participação de seu Município na Semana Brasileira da Mobilidade

Atenciosamente,
João Luiz da Silva DiasDiretor Presidente do Instituto Ruaviva

Fonte:http://www.ruaviva.blogspot.com/

Adoro o período de eleições

Adoro o período de eleições. Eleições municipais então… Na verdade acho que deveriam acontecer todo ano. Este é o período em que as cidades mais crescem. A minha então…
Alvorada está um canteiro de obras. É asfalto , esgoto, pintura de faixas. Sabe aquelas obras que o político tem quatro anos pra realizar, mas resolve fazê-las em seu último ano de gestão? Último será? Ele espera que não…
Ao contrário de muita gente, que considera as obras inconvenientes, eu adoro. Passo olhando, criando expectativas. Mas obras eleitoreiras, essas sim são inconvenientes e duram pouco.
Numa manhã de sábado há poucos meses (acho que uns dois), antes de serem abertas as campanhas eleitorais desse ano, acordei com a passagem de um carro de som. Uma voz feminina agradecia ao prefeito da cidade por trazer o asfalto a uma rua próxima da que eu moro.
O asfalto agradecido, na verdade, não passa de um piche jogado em cima do paralelepípedo da avenida e só no meio dela (em breve fotos do local).
Além do asfalto “perfeito”, obvio que o carro de som não estava ilegal, gritando o nome do prefeito que também é candidato à reeleição antes mesmo de serem liberadas as campanhas…
Asfalto é uma coisa que chama a atenção. Não sei porque as pessoas gostam tanto de asfalto. Por causa deles é que temos essas enchentes absurdas.. mas não estou aqui pra pregar consciência ecológica, estou aqui pra mexer com o vespeiro mesmo.
Acho que na escola para políticos a primeira lição que se aprende é: “Como garantir votos gastando menos com o asfalto”.
Lição nº1 escolha uma rua movimentada, com uma grande densidade demográfica e fluxo intenso de veículos.
Lição nº 2 (esta é a mais fácil) convença a população que o asfalto é mais importante que o esgoto a céu aberto que engole as criancinhas. Esse esgoto a propósito merece um outro post.
Voltando às ações eleitoreiras…
Meu vizinho é vereador. Ainda não vai ser hoje que vou falar dele, até porque tenho amor à vida. Eu ia falar sobre um comício camuflado de inauguração de comitê também realizado antes da abertura das campanhas, mas desisti de falar disso também. Vou voltar à parte que eu dizia que adoro as obras, adoro as festas e, já que estão proibidos os Showmícios, adoro também as festas de prestação de contas, que não é um showmício, mas traz artistas famosos…
O que não há como gostar, é dos carros de som. Carros que passeiam pela cidade com som a todo volume, exibindo Jingles que não passaram nem perto da fila de criatividade. Meu vizinho por exemplo, no domingo de manhã, no dia em que teu sono até mais tarde deveria ser sagrado, faz concentração de carros de som tocando uma paródia daquele funk (ou rap, não sei bem a diferença) carioca, que tocava nos anos 90: “Eu só quero é ser feliz, andar tranqüilamente na favela onde eu nasci”, (troca favela por Alvorada). Além de tudo compara Alvorada com favela e é assim que vamos ser melhores visto fora daqui. Mas isso também é assunto pra outro post que provavelmente não vou fazer…
Enfim…
Já me prolonguei demais pra um post.
Vou ficar aqui aproveitando os próximos meses, apreciando as obras, porque obra de novo só daqui a quatro anos… Quanto ao carro de som… até a eleição eu arranco uns fios de cabelo, coloco tampões nos ouvidos e passo meus domingos mau-humorada…
Artigo de Elisandra Borba, acadêmica de Jornalimo.

A "Casa do Espanto" da Yeda



Uma nova suspeita foi levantada neste final de semana sobre a compra de uma casa pela governadora Yeda Crusius (PSDB), no bairro Vila Jardim, em dezembro de 2006. Desta vez, a fonte não poderá ser acusada de conluio com a oposição para tentar atingir a governadora. A revista Veja teve acesso a um documento que mostra que, quatro meses antes de vender a casa a Yeda por supostamente 750 000 reais, seu antigo proprietário, Eduardo Laranja, estava fechando o negócio por 1 milhão de reais. A matéria de Veja, intitulada "A Casa do Espanto", afirma que o interessado, o engenheiro José Luís Borsatto, chegou a assinar um documento (ver acima) comprometendo-se a comprá-la por esse valor. "Quando consegui todo o dinheiro, o corretor me disse que tinha vendido o imóvel à governadora", lamenta Borsatto. Qual o valor do negócio? "Foi 1 milhão de reais", disse ele à revista.
Segundo a matéria, a suspeita de que a propriedade tenha custado mais do que admite a governadora é alimentada por outras evidências. “Um ano antes de ser negociada, a casa era anunciada por 1,5 milhão de reais. A prefeitura, ao avaliar o imóvel para efeitos fiscais no ato da venda, atribuiu-lhe o valor de 900 000 reais”. Em entrevista coletiva, na manhã deste sábado, o advogado do PSOL, Pedro Ruas, apresentou o documento à imprensa. Trata-se de um instrumento particular de promessa de compra e venda de imóvel, firmado entre Eduardo Laranja e José Luís Borsatto. Pedro Ruas anunciou que encaminhará o documento ao Ministério Público.
Perguntas sem respostas
A polêmica relacionada ao real valor do imóvel adquirido pela governadora gaúcha logo após o fim da campanha eleitoral de 2006 tem várias questões em aberto. Algumas delas são as seguintes: o sr. Eduardo Laranja da Fonseca e/ou sua empresa, a Self Engenharia, tinha dívidas com o Banrisul e/ou com a Receita Estadual no final de 2006, quando vendeu a casa na rua Araruama para a governadora Yeda Crusius (PSDB)? Caso a resposta seja positiva, qual é a situação dessas dívidas hoje?No dia 18 de outubro de 2007, a casa localizada numa zona nobre da capital gaúcha (com 467 metros quadrados de área construída), foi alienada no Banrisul para garantir um empréstimo de R$ 50 mil tomado pela governadora Yeda Crusius. Ocorreu alguma outra operação financeira junto ao Banrisul relacionada à compra do imóvel?
Fonte: RS Urgente

quarta-feira, 23 de julho de 2008

CONVITE


CUT e CMS promovem Seminário sobre a Criminalização dos Movimentos Sociais

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) promoverão no dia 28 de julho o Seminário “Criminalização dos Movimentos Sociais”, no Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, das 9h às 12h30min.
O evento contará com a participação de cinco painelistas, sendo eles: presidente da OAB nacional, Cezar Britto (a confirmar); integrante da Comissão Pastoral da Terra, Dom Tomáz Balduíno; Doutora em educação PUC-SP, Nita Freire; Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Fermino Sechio e a Professora da USP, Heloisa Fernandes.
Após o seminário, haverá uma caminhada até o Palácio da Justiça. Estarão participando do seminário e da caminhada: CUT, CMS, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Movimento Sem Terra (MST), Movimento Estudantil (UNE), Pastorais Sociais (PS) e Via Campesina.


terça-feira, 22 de julho de 2008

MAIS UM AUMENTO EU NAO AGUENTO!!!

Transporte

Pedido de reajuste nas tarifas é de quase 10%
Na quinta-feira, uma reunião aberta ao público deverá definir se o aumento nas tarifas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana ficará em 9,37% - percentual calculado pela Metroplan, de acordo com a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM).A proposta considera os aumentos que as empresas tiveram de absorver desde 2007, como reajustes no óleo diesel e peças, além do dissídio dos funcionários, entre outros fatores.Último aumento foi há um anoA reunião ocorrerá na sala Romildo Bolzan, na sede da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), Avenida Borges de Medeiros, 659, 14º andar, no Centro.De acordo com o gerente da ATM, Erico Michels, a Metroplan faz um estudo técnico a partir das planilhas de custos apresentadas pelas empresas para definir o índice. Depois, o percentual é avaliado na audiência e, por fim, o Conselho Superior da Agergs dá o último parecer. O aumento mais recente, de 4,67%, entrou em vigor em julho de 2007.
O Diário calculou
- Alvorada (Soul): de R$ 2,25 para R$ 2,46
- Cachoeirinha (Vicasa): de R$ 2,70 para R$ 2,95
- Canoas (Vicasa): de R$ 2,40 para R$ 2,62
- Eldorado do Sul (Guaíba): de R$ 2,35 para R$ 2,57
- Esteio (Real): de R$ 2,70 para R$ 2,95
- Gravataí (Sogil): de R$ 3,70 para R$ 4,05
- Guaíba (Guaíba): de R$ 3,65 para R$ 3,99
- Novo Hamburgo (Central): de R$ 4,50 para R$ 4,92
- São Leopoldo (Real): de R$ 3,95 para R$ 4,32
- Sapucaia do Sul (Real): de R$ 2,70 para R$ 2,95
- Viamão (Viamão): de R$ 2,95 para R$ 3,23
Obs.: os valores correspondem às linhas comuns e referem-se a viagens entre os municípios (ponta a ponta).

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/jornais/diariogaucho/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=10321&template=&start=1&section=Dia+a+Dia&source=Busca%2Ca2059303.xml&channel=65&id=&titanterior=&content=&menu=173&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Manuela que vergonha!

Muito bom, mostra no que a candidata a prefeitura de POA Manuela se transformou!