segunda-feira, 28 de julho de 2008

A "Casa do Espanto" da Yeda



Uma nova suspeita foi levantada neste final de semana sobre a compra de uma casa pela governadora Yeda Crusius (PSDB), no bairro Vila Jardim, em dezembro de 2006. Desta vez, a fonte não poderá ser acusada de conluio com a oposição para tentar atingir a governadora. A revista Veja teve acesso a um documento que mostra que, quatro meses antes de vender a casa a Yeda por supostamente 750 000 reais, seu antigo proprietário, Eduardo Laranja, estava fechando o negócio por 1 milhão de reais. A matéria de Veja, intitulada "A Casa do Espanto", afirma que o interessado, o engenheiro José Luís Borsatto, chegou a assinar um documento (ver acima) comprometendo-se a comprá-la por esse valor. "Quando consegui todo o dinheiro, o corretor me disse que tinha vendido o imóvel à governadora", lamenta Borsatto. Qual o valor do negócio? "Foi 1 milhão de reais", disse ele à revista.
Segundo a matéria, a suspeita de que a propriedade tenha custado mais do que admite a governadora é alimentada por outras evidências. “Um ano antes de ser negociada, a casa era anunciada por 1,5 milhão de reais. A prefeitura, ao avaliar o imóvel para efeitos fiscais no ato da venda, atribuiu-lhe o valor de 900 000 reais”. Em entrevista coletiva, na manhã deste sábado, o advogado do PSOL, Pedro Ruas, apresentou o documento à imprensa. Trata-se de um instrumento particular de promessa de compra e venda de imóvel, firmado entre Eduardo Laranja e José Luís Borsatto. Pedro Ruas anunciou que encaminhará o documento ao Ministério Público.
Perguntas sem respostas
A polêmica relacionada ao real valor do imóvel adquirido pela governadora gaúcha logo após o fim da campanha eleitoral de 2006 tem várias questões em aberto. Algumas delas são as seguintes: o sr. Eduardo Laranja da Fonseca e/ou sua empresa, a Self Engenharia, tinha dívidas com o Banrisul e/ou com a Receita Estadual no final de 2006, quando vendeu a casa na rua Araruama para a governadora Yeda Crusius (PSDB)? Caso a resposta seja positiva, qual é a situação dessas dívidas hoje?No dia 18 de outubro de 2007, a casa localizada numa zona nobre da capital gaúcha (com 467 metros quadrados de área construída), foi alienada no Banrisul para garantir um empréstimo de R$ 50 mil tomado pela governadora Yeda Crusius. Ocorreu alguma outra operação financeira junto ao Banrisul relacionada à compra do imóvel?
Fonte: RS Urgente

Nenhum comentário: