segunda-feira, 14 de julho de 2008


Violência, ela atinge todos nós!

A juventude nos últimos tempos, tem sofrido com as diferentes formas de violência. Em Alvorada isso é muito evidente. Diariamente jovens cometem atos violentos ou são vítimas destes. Recentemente, no sábado, dia 05 de julho tivemos mais uma mostra do descaso com os jovens e sua segurança. Durante a tradicional festa junina da escola Castro Alves, em frente a polícia civil e a poucos metros da Brigada militar, um jovem morreu e mais dez ficaram feridos durante um tiroteio dentro da escola durante a festa, o que mais choca é o fato de os diretores requisitarem a presença de brigadianos semanas antes para acompanhar o andamento da festa e no dia durante o tiroteio a brigada só apareceu muito depois do fato consumado. Este, infelizmente, não é um caso isolado na cidade, muitos outros mesmo não aparecendo nas capas de jornais e na mídia televisiva, acontecem diariamente mas acabam no anonimato e no descaso da mídia, talvez não seja interessante para eles mostrar estes casos já que o nosso prefeito já gastou mais de 100 mil reais em propagandas onde mostra uma cidade que não existe no dia-a-dia. Sabemos que a violência se apresenta de várias formas e no cotidiano muitas vezes, nos acostumamos com essa problemática, porém não deve ser assim, devemos nos indignar com todas as formas de violência, desde a mais singela até as de extrema gravidade.

A violência é, sem sombra de dúvida, um problema não só de Alvorada mas deve ser combatido no município através de alternativas, de programas e principalmente de interesse político. O município por estar na base da vida das pessoas acaba por ter uma influência direta na qualidade de vida de todos e cabe ao prefeito e sua administração trabalhar o problema com seriedade, consciência e principalmente alternativas. O que fazer diante desse surto de violência? Apenas punir, reprimir com violência é a solução? Qual jovem já não foi abordado pela brigada e acabou sendo muitas vezes humilhado e até mesmo sofrendo algum tipo de violência? Necessitamos de idéias inovadoras no campo da segurança pública! Precisamos de políticas públicas eficazes que ofereçam aos jovens opções reais de mudança!

Nós da Juventude do Partido dos Trabalhadores apostamos em novos modos de se trabalhar a violência, deixando os métodos convencionais que são baseados na repressão e violência, para trás. Esperamos, que assim como nós, você JOVEM, tenha esperança de viver em uma Alvorada DIFERENTE, que nos respeite como cidadãos e que respeite nossos direitos!
TEXTO: Juventude do Partido dos Trabalhadores - Alvorada

Nenhum comentário: